quarta-feira, 12 de agosto de 2009

PÂNICO E IRRESPONSABILIDADE


Os últimos dias têm sido marcados – principalmente no sul e sudeste do país – por um relativo pânico e uma crescente corrida a postos de saúde e hospitais, por conta da pandemia de gripe suína. Provocada pelo vírus H1N1, a Influenza A, como é tecnicamente conhecida, é uma variante mais agressiva da gripe que afeta o país a cada inverno, e que merece cuidados especiais por todos. Não é uma “nova gripe”, portanto, como querem fazer crer alguns.
A gripe suína já teve outro nome bastante conhecido aqui no Brasil: a gripe espanhola que, aliás, de espanhola não tinha nada. E, de forma semelhante à anterior, foi causada por práticas equivocadas de manejo de suínos.
Aqui no Brasil a gripe foi oficialmente responsável por 192 óbitos, até sábado passado, 08 de agosto, segundo o Ministério da Saúde. Isto coloca o país no terceiro lugar deste trágico “ranking” mundial, atrás apenas dos Estados Unidos (353 mortes) e Argentina (337), de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde. Estamos, portanto, à frente do México, onde o surto começou.
O pânico instalado em território brasileiro reflete-se principalmente nas ações desencontradas das diversas instâncias do poder público. Aqui no estado do Rio de Janeiro, por exemplo, o secretário de saúde determinou por duas vezes o adiamento da volta às aulas em toda a rede estadual, tendo sido seguido por alguns secretários municipais (não todos). O semestre letivo, que deveria ter iniciado em 03 de agosto, foi postergado para o dia 10, posteriormente para o dia 17... e agora se fala em reiniciar os trabalhos somente na primeira semana de setembro. A rede particular está dividida. Alguns estabelecimentos estão fechados, outros não. E o sindicato dos donos de escolas pede orientação, que ainda não veio, ao Estado.
Já na cidade paranaense de Cascavel, o Comitê de Enfrentamento ao vírus da Influenza A (fico imaginando uma tropa nas ruas, de porrete na mão, pra bater em quem estiver espirrando) decidiu que todos os lugares fechados – bares, restaurantes, shoppings, cinemas, etc. – deverão paralisar suas atividades até segunda-feira, dia 17. Supermercados e bancos, entretanto, são exceções à regra. Hospitais também.
Sinceramente, não entendo esses prazos. Ou alguém combinou com o vírus e não me disse nada, e no dia 17 o H1N1 vai fazer suas malas e nos deixará. Mais preocupante é a possibilidade do adiamento das aulas no RJ até o mês que vem. Vamos tentar fugir da gripe, mas teremos aulas até janeiro, entregando nossas crianças a outro vírus: o da dengue.

Nenhum comentário: