segunda-feira, 6 de abril de 2009

BEIJO DO GORDO!!!


O jornal Folha de São Paulo de hoje divulga parte dos resultados obtidos por pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde sobre obesidade e sedentarismo. A pesquisa, realizada por telefone [1], buscou calcular o índice de massa corporal (IMC) dos entrevistados e obter informações a respeito de hábitos de vida, tais como a prática de atividades físicas, a ingestão de álcool e consumo de tabaco.
O IMC é o resultado da divisão da massa corpórea - a que erroneamente chamamos "peso" - pelo quadrado da altura: IMC = m(kg) / h². Considera-se que quem tem IMC>25 tem excesso de peso. Para IMC>30, o indivíduo é considerado obeso. [2]
De acordo com dados divulgados pelo Ministério, o índice de obesos tupiniquins aumentou em relação a 2006 (13% atuais, contra 11% para aquele ano). Tal fenômeno, segundo técnicos do ministério, deve-se em grande parte a hábitos essencialmente urbanos: o aumento do sedentarismo e de alimentação de má qualidade, sobretudo por aqueles que fazem suas refeições na rua.
A pesquisa também aponta para um crescimento do número de casos de internações e de mortes violentas pelo uso excessivo do álcool, passando de 16,1% para 19% no mesmo período, com uma curiosidade. O fenômeno se mostra bastante diferenciado quanto ao gênero: para os homens o álcool está mais presente nos hábitos dos indivíduos de menor escolaridade, enquanto que para as mulheres a bebida é mais consumida por aquelas de maior nível educacional... Vai um chopinho aí?

[1]
Acho um tanto estranho que, para um país com mais de 180 milhões de habitantes, uma pesquisa feita por telefone, e com apenas 54.000 pessoas seja considerada válida por um órgão governamental. A propósito, você já respondeu a alguma pesquisa dessas? Já foi entrevistado pelo IBOPE? Talvez seja mais fácil encontrar cabeça de bacalhau que um entrevistado...

[2]
O IMC pode ser contestado, óbvio. Afinal, não considera outros fatores, como a constituição óssea ou o percentual de gordura do indivíduo. Um lutador de vale-tudo costumeiramente ultrapassa os 100kg e nem por isso pode ser considerado obeso, pela simples aplicação da fórmula.

Nenhum comentário: