terça-feira, 9 de dezembro de 2008

É NATAL


Dezembro chegou, e como nos pede o presidente, é época de gastar dinheiro. Presentes para a família, festinhas no trabalho, caixinha do porteiro, do carteiro, do lixeiro... é pra isso que o teu décimo-terceiro salário serve: para fazer frente aos gastos desenfreados do fim de ano. Mas, sinceramente, há uma coisa que não consigo entender, por mais que me esforce. Por que motivos a prefeitura do Rio de Janeiro (e outras também, não somente na RMRJ) libera a bandeira 2 no mês de dezembro?
Insensível, desumano, troglodita! Já sei do que vão me chamar, mas nem ligo. Afinal, continuo a achar absurda a medida. A prefeitura diz que é uma forma de compensar o taxista por não ganhar o 13º. E daí? Afinal, é uma das características do trabalho autônomo. Imagine se, seguindo essa lógica, o teu dentista resolver aumentar os serviços em dezembro. Advogados, bombeiros hidráulicos, médicos, sapateiros, engenheiros, marceneiros... todos os trabalhadores autônomos teriam então o mesmo direito, não?
Diga-se de passagem, o 13º é uma excrescência populista que só existe no Brasil. Em outros países, trabalhadores recebem bônus ao final do ano, mas em função da produtividade. Ou seja, se a empresa estiver em situação de crise ou se o empregado não for produtivo, nada de dinheiro a mais no fim do ano. Mas, no Brasil...

Nenhum comentário: