sábado, 23 de maio de 2009

O EGO DE EVO


O culto a imagens é uma característica exclusiva do ser humano. Não, o pavão não é narcisista, o uirapuru não se deixa seduzir pelo próprio trinado e o elefante asiático não passa o dia inteiro polindo suas presas de marfim. Mas o homem, esse sim, faz de tudo o que estiver ao seu alcance para ostentar uma bela imagem.
Mais do que as cirurgias plásticas, lipos e aplicações de botox, no entanto, o ser humano se interessa muito mais pelo culto à imagem para a posteridade. E, mais uma vez, lança mão de todos os artifícios disponíveis – alguns legais, outros nem tanto – para deixar sua marca entre os seus, como se fora um semideus.
Políticos são extremamente hábeis nisso. Colocam os nomes de seus antepassados – e, se possível, os seus mesmos – em escolas, ruas, hospitais, aeroportos, e onde mais lhes convier. Poucos, no entanto, têm a ousadia de mandar estampar sua própria efígie em uma moeda.
Ter um retrato numa moeda não é fato incomum, ainda que nos dias de hoje. As moedas de euro, por exemplo, trazem as figuras do Rei Albert da Bélgica ou do Rei Juan Carlos de Espanha, símbolos máximos das monarquias locais. Já a Áustria preferiu estampar o rosto de Mozart nas moedas de € 1, enquanto que as cunhadas na Itália trazem reproduções de obras de Boticelli, Rafael e da Vinci. Não se espera, portanto, ver as figuras de políticos – mesmo os mais vaidosos, como Berlusconi e Sarkozy – estampadas no metal.
A regra não vale, contudo, quando se fala de América do Sul. Para comemorar o bicentenário da Revolução de Chuquisaca, o Banco Central boliviano vai colocar em circulação uma moeda com a efígie do presidente Evo Morales. A revolução ocorrida em 25 de maio de 1809 na cidade de Chuquisaca (atual Sucre) é considerada pelos bolivianos como o primeiro movimento independentista na América espanhola.
Evo, que já lançou mão de greve de fome para fazer valer suas vontades e ameaça seus opositores com confisco de terra e prisões, agora tem seu rosto estampado na moeda nacional. Chávez, na Venezuela, deve estar dando cabeçadas na parede, por não ter pensado nessa genial idéia antes. Enquanto isso, Lugo, no Paraguai, avisa que mandará estampar cada moeda de guarani com o rosto de seus filhos.
Assim que recebeu a notícia de seu BC, Evo mandou avisar que está disposto a renegociar o calote que deu na Petrobras: vai pagar com sua moeda...

Nenhum comentário: