sexta-feira, 6 de março de 2009

FRASE DA SEMANA

"Ele cometeu um crime hediondo, mas não está incluído na excomunhão. Existem tantos outros pecados mais graves. Mais grave do que isso é o aborto, eliminar uma vida inocente".

(Do arcebispo de Olinda e Recife, justificando a não excomunhão do padrasto que estuprou sua enteada de 9 anos, que engravidou de gêmeos e foi submetida a um procedimento de interrupção da gravidez. O mesmo homem também havia estuprado sua outra enteada, de 14 anos)


Eu não comento as frases que publico aqui, mas hoje abrirei uma exceção. Causou-me profunda tristeza ler a declaração do arcebispo de Olinda e Recife sobre o crime cometido no interior do estado de Pernambuco, e que teve repercussão mundial. Embora compreenda a posição da igreja católica e de todos aqueles que condenam a prática do aborto, é necessário pensar que, neste caso, não se defende a garantia da vida para os fetos, mas para a criança que foi estuprada. É inconcebível considerar que uma menina de apenas 9 anos tenha um mínimo de estrutura física, corporal (e nem vou entrar no mérito do lado psicológico da questão), para suportar uma gestação de gêmeos.
Ainda assim, defender radicalmente a manutenção do processo gestacional, excomungar os que participaram da interrupção da gravidez (mãe e médicos) e perdoar o estuprador pode ser uma medida perigosa. Alguns poderão pensar que o perdão ao padrasto se trata de um ato quase corporativo, dadas as constantes acusações de pedofilia contra religiosos.

Um comentário:

Adna disse...

pobres mentes tão pequenas...