segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

UM VÔO TRANQÜILO SOBRE O PÓLO NORTE


Não, não viajei para o extremo norte do planeta nas férias, nem penso em aqui descrever mais alguma jogada geopolítica global. O título deste post é somente uma (boa) provocação a respeito da reforma ortográfica da língua portuguesa, em vigor a partir de 1º de janeiro.
Polêmica, a reforma é fruto de discussão antiga, e tem por objetivo promover uma aproximação (acho exagerado o termo unificação) entre os países que têm o português como idioma oficial. Para termos idéia (ops! agora é ideia...) do que acontece, o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa foi assinado em 1990 por Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e, posteriormente, Timor Leste. Aqui no Brasil o acordo foi aprovado por Decreto Legislativo em 1995. Lá se vai um certo tempo...
Há um claro interesse geopolítico na tentativa de unificação do idioma e consequente difusão do mesmo. Tomemos por exemplo o interesse dos editores brasileiros pelo mercado de livros, principalmente em Angola e Timor. Ou, mais ainda, o interesse do mercado global, como um todo, em atingir os cerca de 215 milhões de falantes da língua portuguesa ao redor do mundo. O que nos coloca, segundo a Wikipedia, em sexto lugar no ranking mundial.
Fora isso, é importante lembrar que a reforma deve ser observada também pelo fato de que devemos obedecer a norma culta. Não creio que alguém aqui - incluindo a mim e a você - considere que somente os graduados em Letras têm o dever de escrever corretamente. Isso é o mínimo que se espera de qualquer profissional e de estudantes de graduação também. Aliás, vários artigos deixam de ser publicados anualmente nas diversas revistas brasileiras porque seus autores "maltratam" o Português. É por isso que alguns alunos detestam as minhas correções de prova, porque corrijo os erros de português também... rsrs
A propósito, segundo o acordo teremos dois anos para adaptar os textos oficiais às novas regras. Você achará um guia completo da reforma ortográfica clicando aqui. E o título desse post passa a ser "um voo tranquilo sobre o polo norte". Abraços, e feliz 2009!

Nenhum comentário: