segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

FERIADO... AQUI E LÁ


Não vou me alongar no assunto. Deixo isso para os jornalistas que precisam de matérias sensacionalistas para sobreviver. Não que todos os jornalistas precisem disso, mas com certeza há aqueles que de vez em quando (e, outros, de vez em sempre) lançam mão desse artifício. Mas o fato é que, amanhã, dia 20 de janeiro, dia de São Sebastião, padroeiro da cidade do Rio de Janeiro, toma posse nos Estados Unidos o presidente Barack Obama.
Sua posse está obviamente marcada por uma grande expectativa, não apenas por ser o primeiro cidadão afrodescendente a ocupar a Casa Branca, mas principalmente pela aura messiânica que cerca sua figura. Chamou minha atenção uma chamada de um jornal, hoje, em que se dizia que “Obama tem quatro anos para salvar o mundo”. É óbvio que boa parte dessa expectativa tem a ver com o péssimo governo de Bush Jr., mas o quase desespero que impele as pessoas a verem o próximo presidente estadunidense como alguém capaz de dar as respostas para todos os problemas do mundo é risível. Nem por isso torço contra, mas também não espero muito. Que São Sebastião o ilumine.
Como dito em outro post aqui, à época de sua eleição, Obama não será tão radicalmente inovador, como muitos pensam. Ao contrário, em primeiro lugar, lutará para preservar os interesses de Estado, independentemente do nome do morador da Av. Pensilvânia 1600. Sempre foi assim, e desta forma continuará sendo. Portanto, não esperem que os EUA fiquem contra Israel, que saiam imediatamente do Iraque, que forneçam tecnologia nuclear à Coréia do Norte ou que passem a considerar Cuba um país parceiro nas Américas. Os interesses deles são outros...

Nenhum comentário: