quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

SURFANDO NA MAROLINHA


A Companhia Vale do Rio Doce, uma das maiores mineradoras do mundo e com sede no Brasil, anunciou ontem a demissão de 1.300 funcionários, férias coletivas para outros 5.500, abertura de programa de demissão voluntária e fechamento de várias unidades ao redor do mundo, com destaque para a paralisação quase total da produção de níquel em uma mina canadense.
De acordo com a empresa, as incertezas no cenário econômico global levaram a reajustes em seus cronogramas de produção. Algumas instalações, como a mina canadense, param por tempo indeterminado.
No Brasil, um grande alvoroço se fez por causa disso. Embora a CVRD não divulgue os locais das unidades em que funcionários serão demitidos, estima-se que 20% da lista dos desempregados da Vale será composta por funcionários lotados em Minas Gerais.
Bem, enquanto a Vale jogou pesado para aumentar artificialmente os preços internacionais dos metais no mercado mundial, ninguém por aqui reclamou. Outros tantos empregos foram perdidos com a especulação em torno das commodities metálicas, mas o ufanismo cego dos políticos brasileiros achava tudo lindo e maravilhoso. Agora que os preços começam a retornar à normalidade, e já que a Vale não vai mais lucrar tão facilmente com a especulação e tem que demitir, a choradeira começa...

Nenhum comentário: