sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

COMPRA E VENDA (2)


A corrupção começa em nossas casas, quando tentamos manipular nossos filhos para fazerem o que queremos. Somos herdeiros de uma "cultura corruptora” de nossos pais, que também fizeram isso conosco. Passamos à escola, onde sempre perguntamos ao professor “quantos pontos vamos ganhar” para desempenhar tarefas banais no dia-a-dia. Passamos à vida nas ruas, com o famoso “jeitinho brasileiro”, a “cervejinha” pro guarda não nos aplicar aquela multa, um presentinho pro funcionário público agilizar o processo...
O brasileiro inventou a Lei de Gérson, mas tem vergonha dela, mesmo sendo usual adepto. Sempre é capaz de apontar irregularidades na casa do vizinho e jura levar uma vida quase sacrossanta, mas espera um momento em que ninguém esteja olhando pra ele e... zapt! Lá está de novo tentando levar vantagem em tudo, certo? Na Dinamarca, por exemplo, o cidadão estuda a lei para saber o que ela determina e obedecê-la. Aqui estudamos para tentar descobrir o que não está na lei e caminhar por entre suas brechas.
Estudos indicam que o dinheiro movimentado pela corrupção no Brasil equivale a 20% do PIB. Entretanto, antes de ser um mal que acomete a vida pública, a corrupção é um problema da nossa vida privada. E é aí que deve ser combatida com maior veemência, para que possamos viver num país mais justo.

Nenhum comentário: