terça-feira, 4 de novembro de 2008

MAIS UMA OBRA


Dentre outros afazeres, eu leio blogs também. E hoje, no Blog do Juca (Kfouri), uma notícia me chamou a atenção: um projeto do arquiteto Oscar Niemeyer para um estádio a ser construído no Brasil, ao que me parece, a tempo da Copa do Mundo de 2014. Aonde vai ficar, ainda não se sabe. Procurei no Google, em vários outros lugares, telefonei pra uma amiga que trabalhou no escritório do Niemeyer, e... nada!

(O crédito da imagem é do Juca. Valeu, brimo!)

Mas é interessante ver que o anúncio de mais uma obra com os desenhos de Oscar levanta duas discussões: primeiro, sobre o projeto em si. Particularmente, não gosto muito. Acho as linhas harmoniosas, como as curvas da mulher amada, como bem disse o arquiteto, mas... acho que suas obras privilegiam a forma à função. Quem já assistiu a um desfile no Sambódromo sabe muito bem do que estou falando. É tudo bonito de se ver, mas não de usar, habitar. Pergunte a qualquer morador de Brasília, principalmente se estiver em algum Palácio... rsrs
Além disso, a recente experiência na construção de estádios no Brasil me leva a crer que algo de "estranho" acontecerá. Aliás, há muito quero escrever sobre o superfaturamento desses eventos desportivos e suas obras maravilhosas... Ou seja, isso está com cara de mais um elefante branco.
Ainda não fui dormir, por isso, ainda é segunda-feira pra mim. Abraços!

Nenhum comentário: