sexta-feira, 14 de novembro de 2008

INTERDISCIPLINARIDADE? NÃO... CORPORATIVISMO!!!


Estava ontem discutindo este exato assunto no trabalho e, ao chegar em casa, deparei-me com um post interessantíssimo no blog do meu amigo Carlão (veja vários links distribuídos por esta página ou, se você for MUITO preguiçoso pra procurar, clique
aqui).
Como concordo plenamente com o que ele e sua colega de trabalho - Prof. Ana Paula - discutem, tomei a liberdade de reproduzir parte do texto aqui. Ao final, a minha opinião, claro, porque não vou deixar de meter o bedelho nesse troço nem deixar de clamar contra a pouca-vergonha que assola o país! hehehehehe

"'Interdisciplinaridade' é uma palavra bonita, bastante em moda nos meios acadêmicos atualmente. Está na hora então deste conceito ser aplicado também na hora do ingresso na carreira acadêmica, em especial nos requisitos exigidos nos concursos para as universidades públicas. Como diz uma colega minha aqui da UESC, Prof. Ana Paula Brandão Lopes, os que 'ousam' mudar de área são sistematicamente excluídos.Isso me incomoda devido a minha trajetória: minha graduação foi na área de informática; no mestrado trabalhei com Geoprocessamento e Lógica Nebulosa, e estou finalizando o doutorado trabalhando com Geoprocessamento e Computação Inteligente (Redes Neurais Artificiais e Lógica Nebulosa), inclusive com o desenvolvimento e a disponibilização de um software completo para análise de dados espaciais. Bela trajetória 'computonauta', não? O problema são os títulos! Graduação em Tecnologia de Processamento de Dados, Mestrado em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais, e Doutorado em Geografia. Pela prática atual, não dá para prestar concurso nem na Computação, nem na Geografia..."

Meu ponto de vista fez mudar o título proposto pelo Carlão para a discussão presente. Acho, na verdade, que a interdisciplinaridade existe, sim, mas somente quando atende aos interesses da banca organizadora dos concursos. É público e notório que há muito de subjetividade nesta decisão, principalmente quando se trata de buscar uma chance para alguns privilegiados (candidatos), conhecidos de outros privilegiados (professores). Causa espécie ver que determinados editais de concurso são montados quase que por alfaiates, de tão perfeito o seu caimento para determinados manequins. Portanto, meu caro amigo, não se preocupe. Você ainda há de ser o "queridinho" de alguém e nós todos teremos o prazer de ver um edital de concurso para professor cujos requisitos sejam a graduação em Processamento de Dados, o mestrado em Estudos Populacionais, e o doutorado em Geografia. Mas não se preocupe, há uma diferença entre nós dois. Minha graduação é diferente da tua (mas o resto é igual), não poderei concorrer contigo! hehehehehe

Nenhum comentário: