quarta-feira, 5 de novembro de 2008

A ILUSÃO DAS ESTATÍSTICAS


Depois deste período de eleições - lá na metrópole e aqui, na colônia - com tantas pesquisas de intenções de voto, resolvi retomar aqui o tema das estatísticas e tentar desvendar os mistérios que acompanham os números, índices, taxas, e outros "fantasmas" que rondam nosso cotidiano. O que será que os números querem nos dizer, e o que escondem?

A Estatística tem sido amplamente utilizada na Geografia com o objetivo de estabelecer indicadores e variáveis capazes de descrever quantitativamente um determinado fenômeno e, por conseguinte, possibilitar uma diferenciação da área sob investigação.
Seu uso foi difundido principalmente pela escola teorético-quantitativa da Geografia que, a partir dos princípios do neopositivismo, tinha por característica a adoção de métodos científicos (matemáticos) nas ciências sociais. Para tanto, adotava modelos experimentais com testes de hipóteses para estabelecer relações entre os fatos observados.
Desta forma, a Estatística, ramo da Matemática Aplicada que utiliza uma metodologia própria para trabalhar determinados elementos de pesquisa quantitativa, apresenta caráter universal, capaz de conferir a precisão invocada pelos seus usuários. Geógrafos, além de profissionais de biologia, psicologia, sociologia, etc., aprendem as mesmas técnicas, porém com graus de aprofundamento e sofisticação variáveis.
A Estatística pode ser dividida em dois grandes grupos. O primeiro, chamado de Estatística Descritiva, é responsável pela coleta, organização e apresentação dos dados, isto é, a síntese dos mesmos. Para tanto, utiliza-se de instrumentos como os indicadores de tendência central (média aritmética, mediana, moda, etc.). o segundo grupo, denominado Estatística Inferencial, que tem por objetivo estabelecer as análises mais complexas da Estatística, no nível decisório do problema, através do uso da probabilidade.
Mas, então, qual a diferença entre Estatística e estatísticas? Bem, as estatísticas são, na verdade, os resultados da observação e tratamento de dados a partir das técnicas da Estatística. São, portanto, uma medida dos diferentes aspectos da realidade e atendem, portanto, a uma demanda específica, num determinado momento. Para tanto, a Estatística realiza estudos e experimentos, como veremos a seguir.

Nenhum comentário: