sexta-feira, 21 de novembro de 2008

CHEGANDO LÁ... EM 2029


A Câmara dos Deputados aprovou ontem, quinta-feira, um projeto que destina 50% das vagas em universidades públicas federais para alunos que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas. As reservas para negros e indígenas, por exemplo, passarão a ser "subquotas" dentro desse total. O projeto agora será encaminhado ao Senado para votação.
Enquanto isso, o IPEA divulga uma pesquisa na qual prevê que, segundo o atual ritmo econômico do país, a renda de negros e brancos será equivalente em... 2029. Segundo o estudo, a diferença diminui não em função da redução de práticas discriminatórias, mas por ser a população negra a principal beneficiada por programas como o Bolsa Família.
Particularmente, não sou 100% favorável ao estabelecimento de quotas de qualquer espécie. Acredito que este instrumento implique, de certa forma, na exacerbação de posições discriminatórias. Mais importante do que isso seria, por exemplo, oferecer ensino público de qualidade - mas essa é uma outra história.
Entretanto, reconheço a necessidade das políticas afirmativas. Não somente com o objetivo de reparar um erro do passado, mas principalmente para construir o futuro. Abrir espaço para grupos menos privilegiados contribui decisivamente para diminuir a segregação e efetivar a consolidação da sociedade. Principalmente para que não tenhamos que esperar por um futuro distante para nos considerarmos iguais.

Nenhum comentário: