segunda-feira, 20 de outubro de 2008

MINISTÉRIO DEBATE PLANEJAMENTO TERRITORIAL


A gestão e o planejamento territorial no país serão debatidos na primeira quinzena de novembro em Brasília pelos presentes ao Seminário Internacional de Planejamento Territorial no Brasil, promovido pela Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos do Ministério do Planejamento para discutir uma nova forma de desenvolvimento regional sustentado.
O encontro será realizado de 11 a 13 de novembro de 2008 e contará com autoridades e servidores de diversas áreas do Governo Federal e representantes das secretarias de planejamento e administração dos estados, além de nomes dos cenários político e acadêmico. O seminário vai ter sete painéis, cada um deles abordando um aspecto diferente do planejamento e da gestão territorial. O foco recairá tanto nas metodologias e ferramentas atualmente disponíveis para lidar com a questão.
O seminário tem por objetivo criar um espaço para a discussão dos impactos territoriais das ações do Governo Federal, bem como dos resultados alcançados no âmbito do Estudo da Dimensão Territorial para o Planejamento.
A notícia acima, veiculada hoje pelo Ministério do Planejamento, é bastante interessante. Afinal, outras discussões, em mesmo nível, renderam bons frutos, como a Política Nacional de Ordenamento Territorial, hoje sob os auspícios do Ministério de Integração Nacional. Esperamos que tal iniciativa signifique um esforço real para construir uma ferramenta capaz de contribuir para o processo de integração do território nacional, e não apenas mais uma blá-blá-blá com o objetivo de respaldar a gastança do PAC.

Nenhum comentário: