quarta-feira, 8 de outubro de 2008

HORÁRIO DE VERÃO


O horário de verão entrará em vigor a partir da zero hora do próximo dia 19 em todas as unidades da Federação que compõem as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Nestas localidades, os relógios deverão ser adiantados em uma hora.
A determinação obedece ao disposto no Decreto nº 6.558/2008 que institui a hora de verão a partir de zero hora do terceiro domingo do mês de outubro de cada ano, até zero hora do terceiro domingo do mês de fevereiro do ano subseqüente, em parte do território nacional. Segundo o decreto, no ano em que houver coincidência entre o horário de verão e o domingo de carnaval, o encerramento do horário será no domingo seguinte. De acordo com o Decreto, portanto, o próximo horário de verão terminará à zero hora do dia 15 de fevereiro de 2009.
O horário de verão é adotado como instrumento de redução para a demanda de energia elétrica, que geralmente aumenta em função do uso de eletrodomésticos (tais como refrigeradores. ventiladores e aparelhos de ar condicionado) e também pelo aumento da produção, com vistas a atender à maior demanda de consumo do Natal. Mas também é importante por retardar o horário de pico de consumo de energia para as residências, evitando que coincida com o horário de pico de consumo para a indústria. Tal coincidência poderia provocar uma sobrecarga no sistema e trazer o risco de "apagões".
Ainda assim, o Ministério de Minas e Energia comemora a previsão feita pelo Operador Nacional do Sistema, de redução do consumo em cerca de 2.000MW.

Nenhum comentário: