segunda-feira, 1 de setembro de 2008

QUE DOHA É ESSA? (1)

A Rodada Doha é uma série de negociações que tem por objetivo a liberalização do comércio mundial, como parte das articulações para a constituição do “sistema-mundo”. Criada em 2001, durante a 4ª Conferência Ministerial da OMC, em Doha, no Qatar, envolvia negociações entre as maiores potências comerciais do planeta, com inúmeras questões e interesses diversos.
Mas... o problema da Rodada Doha é que a preocupação excessiva de cada país em favor de seus próprios interesses, emperra as negociações como um todo. Daí, a Rodada tornou-se uma Seqüência Doha, posto que sua continuação levou os países interesssados a Cancun, Genebra, Paris, Hong Kong e Potsdam. Às vezes acho que é mais interessante para os dirigentes que o impasse continue. Assim, podem continuar a fazer turismo às custas dos cidadãos que representam... rsrs
Na teoria, a Rodada Doha foi criada com o propósito de estabelecer novos padrões de relações comerciais que permitissem o desenvolvimento dos países pobres e o combate à fome. Mas, na prática, os países acabaram por se dividir em dois grandes blocos – nem sempre coesos – compostos, por um lado, pelos países desenvolvidos, que desejam uma maior abertura da economia mundial para escoar seus produtos industrializados, e por outro lado pelos países não desenvolvidos, que desejam maior acesso às economias dos países ricos, transferência de tecnologia e fim dos subsídios aos produtos de origem agropastoril. Entretanto, o que se vê é que todos querem mercados mais abertos para seus produtos, mas não desejam abrir seus próprios mercados, pois temem que tal abertura prejudique suas economias.

Nenhum comentário: