terça-feira, 9 de setembro de 2008

DRAGÃO CHINÊS - A CHINA EM NÚMEROS

A República Popular da China, com seus 9.640.821 km², comporta uma população estimada em 1.306.313.812 hab* (2005), dividida em 56 etnias. Sua economia multifacetada constituiu um PIB de US$ 6,991 trilhões em 2007, o quarto maior do mundo. Entretanto, o PIB per capita é de somente US$ 5.300 para o mesmo ano, o que deixa a China em modesto 99º lugar no ranking mundial, segundo números do FMI. O IDH chinês é de 0,777, 81º do ranking mundial, e a taxa de mortalidade infantil é de 29.61/mil nascidos vivos.
Apesar do baixo PIB per capita, 99,8% dos jovens são alfabetizados. Por outro lado, a imensa maioria da população, que vive no campo (mais de 750 milhões hab, em números de 2005), vive em quase completa miséria, num claro contraste com a população urbana, intensamente inserida no modelo de economia socialista de mercado adotado pelo governo central.
Em relação aos números apresentados, devo dizer que particularmente não gosto do índice de PIB per capita. Afinal, apresenta o óbvio, ou seja, somente a média. Não reflete os extremos da sociedade, as desigualdades que normalmente (e infelizmente) existem em qualquer conjunto de indivíduos. Entretanto, o modelo socialista de mercado só pode existir assim, numa (des)organização típica dos sistemas econômicos. Portanto, o crescimento acelerado da China urbana é uma obra cujo preço é pago, em boa parte, pela China rural, conforme veremos posteriormente. E se você ficou interessado e quiser consultar uma outra boa fonte, clique
aqui.

* aproximadamente 19% do contingente populacional mundial para o mesmo ano.

Nenhum comentário: