terça-feira, 26 de agosto de 2008

VANTAGENS E DESVANTAGENS DO COMÉRCIO JUSTO

Principais vantagens

Aumenta o grau de inserção social de pequenos produtores, à medida que recebem uma melhor remuneração pelo que fazem.
As técnicas de produção tendem a respeitar mais o ambiente, tal como na produção orgânica. Além disso, modos tradicionais de produção são preservados, o que significa também a preservação da cultura local.
A certificação (selos) garante o comprometimento com o desenvolvimento social do trabalhador e da comunidade na qual está inserido.
O “preço justo” de cada produto não é somente decidido pelo produtor ou pelo comércio “final” (direto ao consumidor), mas por comissões que analisam toda a cadeia produtiva, para que não haja qualquer tipo de exploração do trabalho. Além disso, as estruturas produtivas devem assegurar que não há, em momento algum, uso de mão-de-obra infantil ou de agrotóxicos, por exemplo.

Principais desvantagens

O custo relativamente elevado do produto é a sua principal desvantagem. Em situações de crises econômicas, os produtos do comércio justo são os primeiros a perder, posto que similares mais baratos são mais facilmente encontrados.
A logística de distribuição dos produtos ainda é incipiente. É um tanto difícil, aqui no Brasi, encontrar produtos “justos”.
Alguns analistas entendem que a flexibilização da comercialização dos produtos “justos” em grandes redes de supermercados (como já está começando a acontecer) desvirtua a proposta, pela necessidade de aumento da escala de produção para o abastecimento desses grandes compradores.

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