segunda-feira, 18 de agosto de 2008

OS PRÓXIMOS ALVOS DE PUTIN?


"Com a guerra declarada contra a a Geórgia, Moscou mostrou ao mundo do que é capaz de fazer para 'punir' – como fez questão de deixar claro o presidente Dmitri Medvedev – um ex-aliado que se volta ao Ocidente. Além do saldo de 2 mil mortos, 100 mil refugiados e cidades devastadas, o gigante da Eurásia deixou uma nuvem negra sobre o mundo e uma pergunta que atormenta ex-satélites soviéticos: quem será o próximo? A sensação é de que a paz, trazida pelo cessar-fogo, será apenas um momento de calma antes da próxima tormenta".
O trecho acima é de reportagem de Marsílea Gombata, publicada ontem (domingo) no Jornal do Brasil. Ao contrário deste post, a jornalista afirma quais são os próximos alvos do atual primeiro-ministro e virtual mandatário da Rússia. Analistas internacionais apontam o conflito entre Moscou e Tiblisi como um claro recado de Putin àqueles que tentarem diminuir a influência da Rússia sobre uma área que estava circunscrita à União Soviética ou aos "países-satélites". A proposta norte-americana de construção de um escudo de mísseis na Europa e os constantes convites para que países da Europa de leste integrem a OTAN são extremamente mal vistos por Moscou.
Além disso, os acessos ao sul da Ásia e da Europa são essenciais para a Rússia, cercada por gelo eterno ao norte. Ademais, as terras em questão são igualmente importantes em função da existência de petróleo e gás, não na Geórgia em si, mas nas regiões vizinhas da própria Rússia.

Nenhum comentário: