quarta-feira, 13 de agosto de 2008

NAS GARRAS DO BIG BROTHER

Não, o presente post não é uma análise do programa (?) da tv, ícone da demência televisiva nacional, mas uma referência a 1984, excelente livro de George Orwell. A idéia do panoptismo, tão bem trabalhada pelo autor, se faz presente novamente através dos recursos da tecnologia. E isso é o que busco discutir aqui, ainda que preliminarmente.
Hoje, ao visitar a página eletrônica da coluna de tecnologia do jornal O Globo, deparei-me com uma matéria interessante: Mapa da Geórgia não pode ser visto no Google Maps. Justamente no momento em que o país está em guerra contra os separatistas da Ossétia do Sul – e, conseqüentemente, contra a poderosa Rússia – não é possível ao internauta acessar o mapa daquele país.
Segundo o Google, países como Argentina, Armênia, Azerbaijão e a Geórgia não dispõem de informações e mapas disponíveis confiáveis para a produção de seu equivalente digital, no “buscador de lugares”. Entretanto, o próprio site reconhece que, para seus leitores, é melhor ter uma informação básica do que nada.
Enquanto isso, outros países parecem ter informações demais, o que poderia causar problemas de ordem geopolítica para os mesmos. Estamos atravessando uma nova fase do uso da Internet, onde as autoridades constituídas apontam para a necessidade do uso responsável deste instrumento. Segundo esta lógica, os responsáveis pelo site de relacionamentos Orkut assinaram um termo de cooperação com o Ministério Público Federal para facilitar o acesso aos dados de quem usa a ferramenta com objetivos criminosos. Até aí tudo bem, é preciso mesmo impor limites às coisas. Mas... por outro lado, penso que há alguém “cochilando” por aí. Basta olhar a foto a seguir.



Para quem ainda não conhece, esta é a Base Naval Almirante Castro e Silva, localizada na Ilha de Mocanguê Grande, próxima à praça do pedágio da ponte Rio-Niterói. É a única base de submarinos da Armada brasileira. Dispensável, portanto, qualquer comentário sobre sua importância estratégica. Entretanto, boa parte de suas entranhas aparece desnuda no Google Maps. Enquanto isso, nuestros hermanos argentinos não disponibilizam informações de seu território para alimentar o banco de dados do onipresente Google. E estamos conversados!

Nenhum comentário: